Contratar plano de saúde empresarial pode parecer algo complexo, mas não é! Hoje explicaremos como fazer isso sem erro!
Na hora de contratar plano de saúde empresarial, quase sempre, muitos gestores ficam na dúvida quanto às vantagens do benefício. Contudo, ele pode ser utilizado como uma ótima forma de reter talento e transformar a experiência do seu colaborador.
Apesar de não ser obrigado por lei, os planos são os mais desejados por profissionais na hora de se candidatar a uma vaga de emprego.
Isso pode ser comprovado em uma pesquisa da Page Personnel, realizada em 2016, sobre benefícios trabalhistas. A empresa apontou o plano de saúde empresarial como fator importante para os profissionais no momento de decisão por uma vaga de emprego.
Contratar plano de saúde empresarial somente considerando o valor do contrato pode ser um grande erro.
É preciso pensar também nas vantagens que o serviço oferecerá para seus colaboradores. Nem sempre os contratos mais caros são os melhores, por exemplo.
Consideremos ainda outra grande vantagem que é a saúde ocupacional. Pensar em prevenir doenças ocupacionais é muito importante para o seu absenteísmo.
Não dá para deixar essa questão de lado!
Por essa razão, preparamos um post que ajudará você a não errar neste processo.
Contaremos o que você deve saber antes de contratar um plano de saúde empresarial. Apontaremos algumas obrigações legais da empresa ao oferecer o benefício, além de citar vantagens que você gera para sua equipe.
Você acha que plano de saúde para funcionários é caro e difícil de contratar? Veja que essa afirmativa não é tão verdadeira assim!
5 vantagens que você gera para sua equipe ao contratar plano de saúde empresarial
Como citamos no início do post, é preciso também pensar na saúde laboral dos seus funcionários na hora de contratar plano de saúde empresarial.
Podemos ainda incluir aqui, questões relacionadas com a satisfação do colaborador e mais alguns pontos.

1 – Mais rendimentos nas jornadas
Se você deseja funcionários com mais rendimentos, precisa também pensar no que pode comprometer a jornada de trabalho deles.
O estresse, por exemplo, é uma das doenças que mais incapacitam colaboradores no mundo, juntamente com o Transtorno Depressivo Maior.
Pensar em políticas que eliminem as chances de seus funcionários adoecerem é muito importante.
As atividades físicas nas empresas são fundamentais. Entretanto, há outras questões que somente o atendimento médico pode resolver. Podemos citar aqui tratamentos para doenças laborais, como tendinite, escoliose e outras.
2 – Valorização do colaborador
Como citamos no início do post, contratar plano de saúde empresarial é, também, oferecer o benefício mais desejado por colaboradores na hora de buscar uma oportunidade de emprego.
Quando um colaborador consegue enxergar o quanto ele é importante para a empresa, a sua relação com o trabalho muda.
Contudo, é importante reforçar para você não pensar no plano de saúde apenas como uma moeda de barganha, mas como um investimento de fato.
Há ainda outro fator que ajuda a progredir esse relacionamento: a inclusão de dependentes em plano de saúde empresarial.
Pensar em permitir que seus colaboradores incluam parentes de primeiro grau ou cônjuges também é visto de forma positiva pelo candidato.

3 – Economia de custos em caso de acidentes de trabalho
Ao contratar plano de saúde empresarial você pensa também em proteger os seus funcionários contra acidentes de trabalho. Principalmente se você é um gestor de empresa com alto índice de riscos desses problemas, pense na questão.
Um plano de saúde permite um atendimento mais imediato e internações. Você evita gastos extras com o suporte ao seu funcionário e ainda dá a garantia de um bom serviço nessas situações tão complicadas.
4 – Taxas de absenteísmo e de Turnover reduzidas
O Turnover é um dos grandes problemas de empresas no mundo inteiro. Essa rotatividade de funcionários além de prejudicar o ambiente organizacional, ainda traz custos extras.
Temos ainda o absenteísmo, que são afastamentos, muitas vezes, resultantes de doenças crônicas ou gravidez.
Quando o funcionário depende do SUS ou precisa custear seus tratamentos, as chances de as taxas de turnover e absenteísmo serem elevadas é bem considerável.
Ao contratar plano de saúde empresarial você gera oportunidades favoráveis para seu colaborador se manter saudável e com a garantia de um atendimento de qualidade quando for preciso.
5 – Suporte para campanhas de conscientização
Temos diversas campanhas de conscientização para doenças graves, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que alertam para câncer de mama e próstata, respectivamente.
Quando a empresa se preocupa em contratar plano de saúde empresarial de qualidade, dá para criar campanhas internas de atendimento para essas doenças. O colaborador se sente ainda mais valorizado e em alerta para cuidar do bem-estar.
Quais as obrigações legais da empresa ao oferecer um plano de saúde corporativo?

A CLT prevê a obrigatoriedade de alguns benefícios para funcionários, como é o caso do vale-transporte. No que diz respeito ao plano de saúde, ele é optativo, mas se a empresa decidir oferecê-lo, precisa seguir algumas diretrizes legais.
A lei do plano de saúde empresarial, Lei 9.656/98, diz que:
- Funcionários desligados sem justa causa podem permanecer com o plano de saúde empresarial após demissão. Isso está previsto no artigo 30 da lei e diz que todo funcionário pode usufruir do plano durante um terço do tempo que contribuiu para custeá-lo. Isso deve acontecer entre o intervalo mínimo de seis meses e o máximo de 2 anos;
- Após o prazo acima, a empresa deve comunicar com 30 dias de antecedência que vai suspender o plano. Nesse caso o ex-colaborador pode optar por fazer a migração de plano de saúde empresarial para individual;
- A lei também prevê a continuidade do plano de saúde empresarial para funcionários aposentados. Se o colaborador contribuiu por mais de 10 anos, ele tem direito a permanecer com o plano, sem custos, por tempo indeterminado. Quem contribuiu menos de 10 anos, pode ter o benefício pelo tempo de contribuinte ao se aposentar. Após esse período ele deve custear sozinho os valores;
- A empresa não pode optar pelo cancelamento de plano de saúde empresarial após oferecê-lo aos colaboradores. O que pode acontecer é uma alteração de categoria.



